· Laboratório de Logística vai nascer no campus do Técnico no Taguspark
· Parceria para o triénio 2022-2024 é centrada na área da gestão industrial e de logística e assenta em 4 eixos: Inovação, Responsabilidade Social, Talento e Empowerment
· Estão previstas várias iniciativas conjuntas como plano anual de workshops e formação para colaboradores Worten
A Worten passou a integrar a Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico para o triénio 2022-2024, uma parceria que prevê o desenvolvimento de várias iniciativas conjuntas, entre as quais a criação do Laboratório de Logística, que vai nascer no campus do Técnico no Taguspark.
Centrada na área da gestão industrial e de logística, a parceria assenta em quatro eixos estratégicos - Inovação, Responsabilidade Social, Talento e Empowerment - onde se incluem projetos de Investigação & Desenvolvimento, workshops Universidade-Indústria, apoio a testes de Mestrado e estágios renumerados, doação de equipamentos para proporcionar mais e melhores meios educacionais e formação e atualização profissional para colaboradores Worten.
A Worten considera crucial fazer esta ligação centrada na área da gestão industrial e de logística como explica Pedro Chainho, Head of Supply Chain da Worten: “a Worten há muito tempo que tem vindo a apostar na supply chain, o que se veio a revelar uma aposta bastante relevante nos últimos 2 anos de pandemia e que levou ao crescimento exponencial do e-commerce. É, por isso, objetivo da empresa continuar a apostar fortemente nesta área e nada melhor do que estar lado a lado com quem tem o expertise e acompanha as tendências do sector para que consigamos responder com a rapidez que o mercado exige”.
“Este acordo abre uma porta nova no Técnico: uma parceria centrada na área da gestão industrial e de logística, que ainda não tinha sido explorada pela rede de parceiros e onde o Técnico tem uma competência muito grande”, afirma, por seu turno, o presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço.
Esta parceria já deu os primeiros passos com a atribuição do Prémio de Mérito Worten em Gestão de Armazéns e Materiais, cuja 1ª edição distinguiu um grupo de cinco alunos do IST campus Taguspark, da disciplina do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O desafio consistiu em encontrar uma solução para melhorar as operações do entreposto da Worten e que passou por um projeto que aposta na automatização dos serviços, para que, em alturas de maior pico como Natal e Black Friday, se tenha tudo estruturado para dar uma melhor resposta.
Também teve início, já em maio deste ano, o Curso de Especialização em Logística 5.0, desenhado especialmente para a Worten, tendo em conta a aposta que a Worten faz no desenvolvimento e atualização das competências dos colaboradores, em alinhamento com a evolução e tendências do mercado. Este curso apresenta o conceito de Logística 5.0, onde se pretende explorar três dimensões baseadas no fator humano, resiliência e sustentabilidade para a componente da cadeia de abastecimento e operações logísticas. O curso dota os seus formandos da capacidade de saber aplicar a framework de Logística 5.0 à sua organização, sabendo avaliar os potenciais resultados que se podem obter.
“Há muito tempo que a Worten faz investimentos estratégicos na Supply Chain para melhor e mais rapidamente satisfazer todas as necessidades dos clientes. Saber utilizar todas as potencialidades de transformação digital que a Logística 5.0 representa é de extrema importância para a maioria das empresas, incluindo a Worten e, por isso, investir no desenvolvimento e aprofundamento de conhecimento nesta matéria faz todo o sentido para nós”, afirmou Pedro Chainho, Head of Supply Chain da Worten.
Para mais informações, contacte a Lift Consulting: